Ocasionalmente acontece a qualquer pessoa dormir poucas horas durante a noite, o que pode provocar um ligeiro cansaço no dia seguinte. Este cansaço pode até vir a ser perigoso se a sua profissão implicar manobrar máquinas ou conduzir, contudo, o impacto de uma insónia prolongada pode ser bem mais grave, incluindo problemas de saúde como hipertensão arterial, diabetes e propensão para obesidade.
Classificação da Insónia
Existem duas grandes categorias para definir a insónia, nomeadamente a primária e a secundária:
A insónia primária não possui qualquer tipo de causa óbvia, ao passo que a insónia secundária está geralmente associada a outros problemas que podem ser uma patologia médica ou um distúrbio psicológico como a depressão e a tristeza.
Por vezes, a insónia é um problema passageiro que pode durar não mais do que quatro semanas. Contudo, existem vários casos em que o problema se estende por mais tempo do que o referido. Nestes casos, a insónia é considerada um distúrbio crónico.
Segundo estudos, uma em cada quatro pessoas sofre ou já sofreu de insónias, sendo a probabilidade de tal ocorrer mais elevada nas mulheres do que nos homens. O aumento da idade é acompanhado também por um aumento na probabilidade de ocorrerem distúrbios no sono, pelo que metade das pessoas com mais de 65 anos sofre deste problema.
Dicas para combater a insónia
Evite tomar bebidas com cafeína ao final da tarde ou à noite;
Procure não beber bebidas alcoólicas ao final da noite e reduza ao máximo o seu consumo durante todo o dia;
Não fume durante a tarde ou à noite ou tente deixar de fumar completamente;
Faça exercício físico de forma regular, mas nunca realize nenhum exercício cansativo antes de ir dormir;
Não durma durante o dia;
Se possível, tome um banho em água morna antes de ir para a cama;
Beba uma bebida que contenha leite antes de dormir;
Procure ouvir música suave antes de ir para a cama ou antes de adormecer. Isto ajudá-lo-á a relaxar;
Tente estabelecer uma rotina diária que lhe permita obter um padrão de sono, deitando-se e acordando todos os dias, à mesma hora;
Não faça refeições pesadas ou bastante ricas, especialmente algumas horas antes de ir para a cama;
Se não conseguir adormecer, não fique perturbado com isso. Arranje um bom livro e comece a lê-lo até que o sono apareça. Se não gostar muito de ler, procure fazer outra atividade que considere relaxante, mas evite ao máximo ligar a televisão, uma vez que esta pode ter um efeito contrário, estimulando a sua mente;
Procure esquecer tudo o que aconteceu durante o dia. Desta forma, não se estará a preocupar ou a culpar com algo que tenha feito ou que, simplesmente tenha acontecido. Se achar melhor, aponte todos os seus problemas num caderninho e esqueça-os quando for para a cama. No dia seguinte, poderá voltar a pensar neles.
Deixe o seu quarto numa temperatura adequada, procurando evitar o frio ou o calor em excesso;
Evite tentar adormecer numa divisão com muito barulho ou perto de algo barulhento. Se não conseguir arranjar um local sossegado para dormir, considere bem a hipótese de utilizar tampões para os ouvidos;
Evite o excesso de luminosidade no seu quarto, utilizando cortinas ou, em último recurso, uma venda para os olhos;
Assegure-se de que o colchão da sua cama é suficientemente confortável;
Use o seu quarto exclusivamente para dormir ou ter relações sexuais. Não o use também para ver televisão, ler ou trabalhar.
In Sitio da Mulher
E bom sono!
