• Índice do Fórum ‹ Os Nossos Filhos ‹ Os nossos filhos

Os cuidados nos primeiros momentos de vida ...

Conversas sobre os nossos filhos.
Responder
16 mensagens • Página 1 de 2 • 1, 2

Os cuidados nos primeiros momentos de vida ...

Mensagempor Quity » 21 mai 2008, 22:56

Aqui podem escrever todos os cuidados a ter com um recem-nascido... A ideia da Nina acho que é muito importante para quem está prestes a ser mãe...

Eu deixo aqui este texto...

Para a mulher que se prepara para ser mãe, saber um pouco mais sobre o comportamento rotineiro do recém-nascido pode ajudá-la na tarefa de tornar os primeiros dias de seu bebê mais saudáveis.

Recém-nascido é a criança desde o nascimento até completar 28 dias de vida, perído em que é totalmente dependente dos cuidados maternos. Essa dependência e as respostas progressivas que a criança demonstra aos cuidados maternos fortificam o sentimento de afecto entre mãe e filho. O elo fundamental deste relacionamento é a amamentação que, em qualquer circunstância, deve ser estimulada. É também desejável que os cuidados com o recém-nascido, mesmos os mais elementares, sejam prestados pela própria mãe.

Conheça melhor o comportamento do recém nascido sabendo um pouco sobre sono, choro, regurgitação, funcionamento intestinal, soluços e espirros, hidratação, banho, umbigo, visitas, vacinação, teste do pezinho.

Sono:
Na primeira semana, o recém-nascido dorme de 15 a 20 horas por dia, porém alguns não dormem entre as mamadas, ficando acordados por várias horas.

Choro:
No recém-nascido normal, é a expressão de algum desconforto. São casos frequentes: a fome, a sede, o frio, fraldas molhadas, as roupas apertadas e/ou incómodas, a coceira, as cólicas e a irritabilidade por excesso de estímulos ambientais.

Regurgitação:
É comum e consiste na devolução frequente de pequeno volume alimentar, logo após as mamadas. Quase sempre, o leite volta ainda sem ter sofrido acção do suco gástrico. Se o ganho de peso do bebê for satisfatório, consideramos uma situação normal e benigna, nada sendo preciso fazer para corrigir.

Funcionamento Intestinal:
No início, as fezes são meconiais (verde bem escuro, quase preto e grudentas, parecendo graxa), depois se tornam esverdeadas com muco e, posteriormente, amareladas e pastosas. As crianças amamentadas ao seio materno, habitualmente, apresentam várias evacuações por dia, com fezes liqüefeitas, sem repercussão para sua hidratação, não necessitando, portanto, de tratamento.

Soluços e espirros:
Os soluços são frequentes quando a criança está descoberta, na hora do banho, quando manuseada e, as vezes, após as mamadas. Não provocam nenhum mal e cessam espontaneamente. Os espirros ocorrem frequentemente e não devem ser atribuídos a resfriados.

Hidratação:
Ofereça água filtrada e fervida, nos intervalos em que a criança estiver acordada. Nos dias quentes e quando o bebê estiver com febre, deve-se aumentar a oferta de líquidos. As crianças amamentadas ao seio, usualmente, aceitam pouca hidratação, pois o leite materno supre todas as suas necessidades.

Banho:
Ele deve ser diário e, nos dias mais quentes, pode ser repetido várias vezes, sempre com água morna e limpa, usando sabonete comum. Enxugar bem após o banho, principalmente nas regiões de dobras para evitar as assaduras. Evitar o uso de óleos industrializados e talco na pele do bebê (o talco pode provocar rinite alérgica).

Umbigo:
O coto umbilical cairá espontaneamente entre o 5º e o 14º dia de vida. Alguns recém-nascidos apresentam um umbigo grosso e gelatinoso o que poderá retardar sua queda até em torno de 25 dias. Pode ocorrer discreto sangramento após a queda do coto umbilical que não requer cuidados especiais. Até o desprendimento, o coto deverá ser envolvido em gaze esterilizada embebida em solução de álcool absoluto. Após a queda, deverão ser feitos curativos com Merthiolate® durante uma semana.

Visitas:
Durante o primeiro mês, não há necessidade de que a criança saia de casa. Deve-se evitar levá-la a locais muito aglomerados. As visitas de parentes e amigos são gratificantes para os pais; porém, pessoas portadoras de infecção respiratória , lesões de pele e diarreia não devem ter contacto com o recém-nascido, devido sua grande vulnerabilidade a essas doenças.

Vacinação:
No 1º mês de vida, devem ser administradas as seguintes vacinas: BCG intradérmico (contra a tuberculose) Engerix® B - 1ª dose (contra a hepatite B)

Teste do pezinho:
É realizado na primeira quinzena de vida e, muitas vezes, é realizado ainda na maternidade. Ele diagnostica doenças metabólicas como o hipotireoidismo e a fenilcetonúria, que podem provocar lesões cerebrais irreversíveis se não diagnosticadas e tratadas precocemente.

Fonte: http://www.ronet.com.br/~babydoc/rn.html
Quity
Administradora
Administradora

Registado: 08 fev 2008, 11:13

Re: Os cuidados nos primeiros momentos de vida ...

Mensagempor nina » 22 mai 2008, 00:00

Está bem interessante o documento  ::beg

Obrigada ::bjs::

P.s.Não fazia a minima ideia que os recém-nascidos dormem tanto  ::mm
nina
Cu´s pés pá cova (VIP)
Cu´s pés pá cova (VIP)

Registado: 15 abr 2008, 21:38

Mensagempor Sónia » 22 mai 2008, 00:50

[quote="nina"]
Está bem interessante o documento  ::beg

Obrigada ::bjs::

P.s.Não fazia a minima ideia que os recém-nascidos dormem tanto  ::mm
[/quote]

::huhu
Sónia
Administradora
Administradora

Registado: 11 fev 2008, 18:28

Mensagempor nina » 22 mai 2008, 11:14

Pois é a falta de experiência  ::escondido
nina
Cu´s pés pá cova (VIP)
Cu´s pés pá cova (VIP)

Mensagempor Sónia » 22 mai 2008, 13:01

[quote="nina"]
Pois é a falta de experiência  ::escondido
[/quote]

se calhar em breve vais ficar com experiencia...  :D
Sónia
Administradora
Administradora

Mensagempor pipoquinha » 22 mai 2008, 19:14

Alguns dormem mais, outros como a minha dormem menos....
Cada um é como cada qual......

Depois logo vês como será o teu!!!    ::vvv
pipoquinha
Estrela
Estrela

Registado: 09 abr 2008, 14:58

Mensagempor nina » 22 mai 2008, 22:58

Combinado ... espero que seja como os pais, um dorminhoco ::happy
nina
Cu´s pés pá cova (VIP)
Cu´s pés pá cova (VIP)

Mensagempor lola » 24 jun 2008, 22:17

::palmas ::palmas
lola

Mensagempor Mamy25 » 26 jun 2008, 11:40

Adorei!
Vai-me dar um jeitaço, nas minhas duvidas!
Bigado! ::love7
Mamy25

Mensagempor Taia » 20 jul 2008, 23:02

Olá,
O documento etá muito, muito bom. Adorei. Concordo plenamente com esses conselhos. No meu caso ter lido muito sobre esses assuntos foi essencial para cuidar da minha princesa. O mais importante, na minha opinião, é ter muita calma, muita paciência e insistência, eles sentem muito o nosso estado e se estamos nervosas e ansiosas eles também ficam. Por isso respirar fundo, contar até dez (ou 50) e voltar à carga  ::malandro
Beijinhos
::baloes
Taia
Cu´s pés pá cova (VIP)
Cu´s pés pá cova (VIP)

Registado: 19 jul 2008, 23:38

Mensagempor Quity » 20 jul 2008, 23:30

[quote="Taia"]
Olá,
O documento etá muito, muito bom. Adorei. Concordo plenamente com esses conselhos. No meu caso ter lido muito sobre esses assuntos foi essencial para cuidar da minha princesa. O mais importante, na minha opinião, é ter muita calma, muita paciência e insistência, eles sentem muito o nosso estado e se estamos nervosas e ansiosas eles também ficam. Por isso respirar fundo, contar até dez (ou 50) e voltar à carga  ::malandro
Beijinhos
::baloes
[/quote]

Verdade verdadinha ...  ::huh::
Quity
Administradora
Administradora

Registado: 08 fev 2008, 11:13

Mensagempor yaris » 12 out 2008, 23:04

[quote="Mamy25"]
Adorei!
Vai-me dar um jeitaço, nas minhas duvidas!
Bigado! ::love7
[/quote]

muito importante para quem não percebe nada como eu ::cruzes::
yaris
Cu´s pés pá cova (VIP)
Cu´s pés pá cova (VIP)

Registado: 02 out 2008, 21:29

Mensagempor Sónia » 13 out 2008, 00:02

acrescento á lista, da minha experiencia pessoal, k a pele dos bebes recem nascidos e até aos 6meses é bastante seca e frágil...
deve-se hidratar muito bem a pele e se necessario fazê-lo duas vezes ao dia: no fim do banho e de manha, por exemplo...

pela minha experiencia os produtos da uriage sao os melhores: gel de banho normal com cheiro, 1ª água pra limpeza do rabinho e carinha, e hidratante corporal e facial pra peles atópicas, tudo gama uriage... eu comprei a gama da mustela, ainda na gravidez,  e encostei-a, pk nao hidratava a pele sequinha da minha bebé recem nascida.

::bjs::
Sónia
Administradora
Administradora

Mensagempor Cici » 05 fev 2009, 01:11

[quote="Sónia"]
acrescento á lista, da minha experiencia pessoal, k a pele dos bebes recem nascidos e até aos 6meses é bastante seca e frágil...
deve-se hidratar muito bem a pele e se necessario fazê-lo duas vezes ao dia: no fim do banho e de manha, por exemplo...

pela minha experiencia os produtos da uriage sao os melhores: gel de banho normal com cheiro, 1ª água pra limpeza do rabinho e carinha, e hidratante corporal e facial pra peles atópicas, tudo gama uriage... eu comprei a gama da mustela, ainda na gravidez,  e encostei-a, pk nao hidratava a pele sequinha da minha bebé recem nascida.

[/quote]

No caso da minha filhota logo de pequenita não se dava com os produtos da Uriage, então tinha de ser da Avéne, oq ue era uma chatice, pois uma bisnaguita custava os olhos da cara e bem esticadinha dava para uma semana no máximo.

Ter atenção ás peles sensíveis e concordo com a soninha que se tem de hidratar muito bem!!
Cici
Cu´s pés pá cova (VIP)
Cu´s pés pá cova (VIP)

Registado: 08 out 2008, 17:15

Mensagempor yaris » 05 fev 2009, 16:17

no meu caso ofereceram-me a mala da pediatril que é a mala da aven. estou muito satisfeita
yaris
Cu´s pés pá cova (VIP)
Cu´s pés pá cova (VIP)

Registado: 02 out 2008, 21:29

Próximo
Responder
16 mensagens • Página 1 de 2 • 1, 2

Voltar para Os nossos filhos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

Pub

Sobre nós

Fundado em Fevereiro de 2008 o forum já conta com 6 anos de existencia sempre focando-se na entreajuda dos utilizadores.
.

Conecta-te a nós

[ Time : 0.155s | 13 Queries | GZIP : On | Load : 1.09 ]

• FAQ
  • Equipa
  • Apagar cookies