• Registe-se
  • Ligue-se
  • Índice do Fórum ‹ Geral ‹ Cantinho das Receitas ‹ Receitas e truques saudaveis

As minhas dicas- P tornar a alimentação mais saudável!

Troca de receitas e dicas para tornar a nossa vida mais saudável ...
Responder
10 mensagens • Página 1 de 1

As minhas dicas- P tornar a alimentação mais saudável!

Mensagempor ByAnocas© » 23 out 2008, 21:57

Em 1º lugar e cm toda a gente sá sabe, devemos evitar os fritos e as gorduras más! A gordura boa, q deve ser consumida diariamente é o azeite. No azeite o q faz mal é a acidez, eu uso p todos cá em casa azeite Gallo p bebé, q só tem 0,2% de acidez!

Batatas cozidas- dps de cozerem as batatas, escorram a água e ainda no tacho, reguém com azeite, piquem alho e um pouco de oregãos, dps é só saltear por + - 2 min.

Arroz branco- mais saudável, cozinhado só c alho e azeite. O alho é um poderoso anti-oxidante e ajuda na prevenção do câncro (n previne!). No tacho coloquem o azeite e o alho triturado, aqueçam n mais do q 2 min, pois o alho perde logo as suas propriedades, e coloquem o arroz. Outra alternativa ao arroz branco é, por exemplo, juntar milho, cenoura ralada ou bróculos.

Carne- evitar a carne vermelha, pois hj sabe-se q é extremamente prejudicial ao organismo do ser humano e n precisamos de mais do q 100g por mês. Em vez de fritar um bife, façam grelhado. O ideal, seria grelhar na brasa, fica bem mais saboroso, mas na impossibilidade, grelha-se no eléctrico. Com sal e um molhinho p regar. Molho c pimento vermelho, alho, oregãos, azeite tudo na trituradora e ir regando a carne à medida q seca no grelhador. Outra alternativa é passar a carne por sal e oregãos, como se estes fossem farinha e grelhar, é delicioso.

Pizzas- caseiras n fazem qse mal nenhum! Comprem a massa numa padaria local, o molho de tomate já preparado num hiper, queijo mozzarela ralado e coloquem tudo o q for vegetais, dps 3 rodelas de chourição no topo, p as mais gulosas cm eu, q fica bem estaladiço e é de comer e chorar por mais!

Pão- deve ser escuro ou de cereais, n confundão c pão integral, q n é a mma coisa. Mas na falta destes, prefiram o integral, q se for de boa confecção é delicioso. Façam dandochas, p qd estão sozinha, q a acompanhar uma sopinha sabem mm bem.
Com alface e queijo fresco são maravilhosas. Com pedaços de peito de frango e um pouco de maionese tb vai mt bem.

Sopas- todos os dias!! Super importante. Mais do q a comida e engorda menos do q n comer absolutamente nada. Exemplos dsa q mais gosto. À lavrador (de feijão catarino), de feijão frade, faço um creme c bastantes vegetais e um pouco do feijão, dps coloco uma couvinha ripada, cenoura ralada e dps o feijão; de grão, faço um creme c batata, cenoura e um pouco do grão, dps junto cotovelinhos e o grão. Sempre q possam substituam a batata por xuxu, engorda mt menos e é equivalente à batata.

Massas- podem engordar mt, por isso n convém comer mtas vezes. Dps de cozida, só c 1 fio de azeite e um dente de alho, escorram, ralem uma cenoura ou duas, coloquem numa taça c um pouco de maionese e mexam. Esta podem comer fria, como uma salada.

Saladas- qts mais legumes melhor. Tb podem acrescentar queijos ou nozes. Faço duas q gosto mt, numa coloco tomate (sempre cereja ou chucha), alface ripada, milho, cenoura ralada, espinafres cruos ripados, couve rouxa ripada, pimento vermelho fininho, cogumelos, rebentos de soja, sal (marinho), azeite, oregãos (ou n) e vinagre de sidra (q sabe igual, mas n faz tão mal). Outra deliciosa, com tomate, espinafres cruos ripados e queijinhos frescos, sal, azeite e vinagre balsãmico, q é mm mt bom, o mais saudável de todos, mas mt forte e deverão colocar só um pouquinho.

Peixe- assado, bem temperado c vinho branco e tomate ou pimento vermelho, é delicioso tb. (Dps posto uma boa receita) Bacalhau no forno (embora n seja um peixe mt saudável), tb pode ser maravilhoso, há receitas excelentes, eu adoro "À Zé do Pipo", é o q como na consoada de Natal! Grelhado tb pode ser mt bom. Às vezes faço, salmão grelhado, mas cm é mt seco, dps faço um molho com zaeite, alho picado e um pouco de limão p regar o peixe q fica mt saboroso.

Estas são algumas das minhas dicas. Tenho mais, mas n me consigo lembrar de todas. dps ponho outro tópico.
N se esqueçam q a fruta deve ser consumida todos os dias, tb existem formas diferentes de a comer p inovar. A maionese agr tb se sabe ser boa, mas deve ser consumida moderadamente. Os bolos, evitem os de fabrico industrial, são do pior q há. Se n têm receitas ou n gosta de fazer em casa, procurem em doçarias de fabrico artesanal, já existem algumas e além se mais saudáveis, são bem mais deliciosos!  ;)

Qq dúvida, avisem, ajudarei no q souber e puder!  ::bjs::
ByAnocas©
Cu´s pés pá cova (VIP)
Cu´s pés pá cova (VIP)

Registado: 01 jul 2008, 17:52

Re: As minhas dicas- P tornar a alimentação mais saudável!

Mensagempor ju » 23 out 2008, 22:20

mt boas dicas anocas  ::palmas
ju
Cu´s pés pá cova (VIP)
Cu´s pés pá cova (VIP)

Registado: 26 ago 2008, 17:06

Mensagempor Taia » 23 out 2008, 23:20

Oh Anocas tu não existes mesmo  ::huh::
Obrigada linda, vão dar-me imenso jeito  ::paparoca
::bjoca
::hug
Taia
Cu´s pés pá cova (VIP)
Cu´s pés pá cova (VIP)

Registado: 19 jul 2008, 23:38

Mensagempor Sónia » 24 out 2008, 00:37

muito obrigada ana... vou por as tuas dicas em pratica...  ::hug ::abraço
Sónia
Administradora
Administradora

Registado: 11 fev 2008, 18:28

Mensagempor Sónia » 24 out 2008, 00:42

gostei mesmo muito do tópico...  ::hug fico a aguardar mais das tuas dicas...  ::palmas
Sónia
Administradora
Administradora

Mensagempor CAT79 » 27 out 2008, 15:04

gostei mt do topico... continua a postar mais dicas!!  ;)
CAT79
Bebé
Bebé

Registado: 25 out 2008, 09:34

Mensagempor poupie » 27 out 2008, 22:37

ta muito  fixe,ate vou imprimir ::palmas
::bjoca
poupie
Cu´s pés pá cova (VIP)
Cu´s pés pá cova (VIP)

Registado: 30 set 2008, 18:57

Mensagempor CHANOCA » 28 out 2008, 13:02

Aninha,
tu és 5 estrelas ::palmas

era mesmo isto que eu me referia qundo dei a sugestão que podiamos trocar dicas e receitas para tornar a nossa alimentação mais saudável.

Linda!!!! ::bjoca
CHANOCA
Cu´s pés pá cova (VIP)
Cu´s pés pá cova (VIP)

Registado: 13 abr 2008, 00:46

Mensagempor ByAnocas© » 28 out 2008, 17:35

N me importo nada e até adoro partilhar, tb eu gosto de aprender c outras pessoas e na verdade, metade destas dicas vieram da minha tia q segue à RISCA uma almentação saudável! Sempre q vou a casa dela aprendo uma nova... Tou à espera de aprender a fazer Molotov...  ::Sónia
ByAnocas©
Cu´s pés pá cova (VIP)
Cu´s pés pá cova (VIP)

Registado: 01 jul 2008, 17:52

Mensagempor Sónia » 31 out 2008, 02:30

gostei muito, muito das dicas... fico á espera de mais...  ::bjoca
Sónia
Administradora
Administradora

Responder
10 mensagens • Página 1 de 1

Voltar para Receitas e truques saudaveis

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Pub

Sobre nós

Fundado em Fevereiro de 2008 o forum já conta com 6 anos de existencia sempre focando-se na entreajuda dos utilizadores.
.

Conecta-te a nós

[ Time : 0.027s | 13 Queries | GZIP : On | Load : 0.19 ]

• FAQ
  • Equipa
  • Apagar cookies