Olá a todas... Penso que tenho o mesmo problema de muitas mães... A minha filhota mais nova tem 3 anos e está a passar uma fase complicada. Para além de ter começado "a sair da casca" à noite é uma crise para dormir. Quando era bebézinha adormecia sempre bem ,deixava-a no berço e ela ficava. Agora é um tormento todas as noites... tenho o cuidado de manter uma rotina todos os dias (banho, jantar, brincar um pouco, história e depois caminha) mas nem assim ela quer dormir. Mal se deita começa logo a dizer que não quer dormir, depois vem a mesma conversa de sempre "esqueci-me de dizer uma coisa à mana... esqueci-me de dar um beijinho ao pai... quero ir fazer chichi, quero beber água... e enfim estamos nisto talves uma hora e pelo caminho já se levantou da cama umas seis vezes... Eu acabo sempre por perder a paciência e já depois de ter conversado com ela umas quatro ou cinco vezes salta-me a tampa... e lá me descontrolo e acabo por gritar com ela. Todos os dias é este filme.... Só acaba por adormecer já com muito choro e lá por volta das 22.30h (uma hora depois de a ter deitado). Queridas, preciso de ideias para contrariar esta situação!!
Sinceramente acho que faz parte do crescimento. tal como tudo há crianças que adoram dormir e outras não gotam por vários motivos: não querem estar sozinhas, têm medo do escuro, sentem a falta da mãe/pai... Falo por experiência própria, a minha pipoca que tem agora 4 anos e meio nunca foi muito fã de dormir e tivemos esse tipo de cena, queria ir á casa de banho, queria dar beijo ao pai (ou a mim, depende de quem a fosse deitar), queria mais uma história, depois tinha de dizer qq coisa que se tinha esquecido, queria água, etc etc etc. Isto tudo são "manipulações" e não passam disso mas ao mesmo tempo são aprendizagens e temos mesmo de ter paciência. Eu passei me várias vezes porque ela conseguia tirar me do sério mas depois de eu me descontrolar ela chorava e as coisas ainda eram piores. Acho que nós tb lhe vamos incutindo, mesmo que insconscientemente o dormir como uma punição pois às vezes dizemos coisas "vê lá se queres ir já para cama!" como se fosse um castigo. O que eu comecei a fazer foi conversar com ela e explicar que ela já és crescida e que dormir faz muito bem á saúde, faz crescer mas um de nós, gostomamos fazer um dia o pai e outro a mãe fica um bocadinho junto dela até adormecer, damos-lhe a mão e tem de ficar em silêncio e agora é muito rápido. Uma coisa que eu tb usei foi o Pai Natal e confesso queo uso para muita coisa, comecei a dizer que os meninos que se portam mal o Pai Natal não trás prendas e que ele vê tudo e que ele gosta que os meninos durmam bem e cedo para crescerem . Temos de usar as armas que temos porque eles são manhosos
Vais ver que em breve as coisas indireitam-se, ela tb já percebeu que te consegue descontrolar e está a usar isso, eles são mais espertos do que pensamos e sabem como nos apanhar
Olá Sonya. Este é de facto um problema que os pais falam muito. O "sono" necessita de rotinas e o mais difícil é arranjar estratégias para que a rotina do deitar/ dormir ocorra naturalmente. Deixo-lhe no entanto uma sugestão dum produto que tenho a certeza que vai dar uma ajuda à família: http://www.pimpumplay.pt/pt/produto/idades/wdj05176-hora-de-dormir-bisous-dodo. Trata-se dum jogo para jogar na cama, para que este espaço comece a ganhar uma imagem de prazer na cabeça dos mais pequenotes, sempre associado à rotina de dormir (que melhor forma da criança se despedir do dia que está a acabar, não é!?). Tenha paciência; nas primeiras vezes repita um jogo vezes sem conta até que a sua menina adormeça (para que a última recordação do dia seja esta brincadeira de partilha de afetos). Vai ver que num mês o problema está resolvido! ;-)
é normal e acho que quase todas nós passamos por isto..
na minha opinião é ter muita calma...nao desistir e todos os dias tentar mais um bocadinho..há que descobrir a rotinha ou algo que os acalme e leve a um sono mais tranquilo..
qa minha vai para a cama muito bem..bebe o copinho de leite..vou ler uma histórinha mas depois começa logo a dizer pa eu me deitar com ela e ali ficar..eu deito sim e quando adormece vou a minha vida mas no outro dia disse ue tinha coisas pa fazer na cozinha (e tinha mesmo) e que eu estava logo ali..ela pediu a porta aberta e adormeceu..
fiquei super contente..temos que conversar e conversar até eles tomarem como certo...