Estamos a chegar ao verão. Com ele vem o calor, que nos leva, inevitávelmente à praia. Saiba como usufruir da melhor forma dos dias de praia com a sua barriguinha!
A praia fornece muitos benefícios às grávidas proporcionados pelo ar, o sol, e principalmente a água do mar. Esta contém enxofre, iodo, magnésio, cálcio, oxigénio e outros minerais e oligoelementos - para além da massagem produzida pelo movimento da água - , constituindo assim, uma terapia muito eficaz e relaxante durante a gravidez.
A composição da água do mar é complexa e contém uma grande quantidade de microelementos importantes para o organismo.
Não é apenas a pele a grande beneficiada dos banhos de mar, os seus efeitos saudáveis repercutem-se também no interior do organismo. A água do mar é uma grande aliada para aliviar a tensão emocional e outros tipos de perturbações nervosas. Para quem sofre de hipertensão, os efeitos relaxantes dos banhos de mar, aliados ao calor e à pressão atmosférica, resultam numa descida da tensão arterial. Em geral, as massagens produzidas pela água activam a circulação sanguínea e favorecem o descongestionamento nasal, nas pessoas que têm problemas alérgicos.
Por fim, a elevada concentração de oxigénio e humidade existentes na costa favorece a respiração, tonificando o organismo e contribuindo para eliminar as secreções brônquicas.
Se a água estiver a uma temperatur baixa, é preferível efectuar um banho curto e em movimento. Assim, a resposta corporal será uma boa reacção circulatória, produzindo-se uma drenagem dos órgãos abdominais, que se congestionam, estimulando as funções digestivas.
O bebé também receberá o beneficío das sensações agradáveis da mãe. Porém, é de evitar o risco quando a temperatura da água está realmente gelada ou do ar também for baixa.
Todos os factores agradáveis de uma ida à praia são reforçados pelo movimento natural da água, que proporciona uma verdadeira massagem drenante nos braços e pernas.
As idas à praia nesta fase de gravidez devem dar-se quando o sol não estiver tão forte, ou seja, nas primeiras horas da manhã ou ao entardecer. Não convém correr o risco de uma queimadura solar, tão perigosa no seu estado!
Para aproveitar os dias de praia em pleno, passeie descalça pela areia molhada, activa a circulação e os seus efeitos benéficos estendem-se a todo o corpo... Se sentir as suas pernas muito pesadas, procure que as onds lhe batam à altura do tornezo!
Desfrute...
Boa praia!
http://www.megabebes.pt/megabebes/index.php?option=com_content&view=article&id=103640:praia-na-gravidez&catid=4:gravidez&Itemid=106