Olá a todas.
O meu nome é Jennifer e tenho 32 anos.
Registei-me recentemente neste fórum provavelmente pelo mesmo motivo que muitas de vós: após 2 anos a tentar engravidar "naturalmente" não havia meio de ficar grávida. Então resolvi ir ao meu ginecologista (penso que a nossa tendência é pensar que o problema está em nós). Após alguns exames (citologia, exsudado vaginal e cervical, análises hormonais e ecografia) o médico disse-me que estava tudo bem comigo e que o meu marido devia ser consultado.
Fomos então a uma consulta de urologia onde, após ter examinado os órgãos sexuais, o médico disse que havia um atraso da puberdade e que o volume dos testículos era equiparável ao de uma criança. Após ter feito um exaustivo questionário ao meu marido ficou também assente que o facto de ele não ter olfacto estaria relacionado com o problema. Foram então pedidos alguns exames (análises hormonais, ressonância magnética cranio-encefálica, ecografia escrotal, eco-doppler peniano, espermograma). Os exames apontaram para síndrome de Kallmann
(http://emedicine.medscape.com/article/122824-overview ; http://emedicine.medscape.com/article/122824-treatment)
O relatório do espermograma foi oligoastenoteratospermia e as ecografias mostraram que o volume dos testículos estava no percentil 0,5 e o volume do pénis no percentil 2.
O meu marido, naturalmente, ficou arrasado com tudo isto mas estamos esperançados no tratamento com testosterona e HCG. O médico disse que dentro de 6-12 meses o espermograma iria melhorar e que notar-se-iam alterações em termos de desenvolvimento dos órgãos genitais.
Gostaria de saber se alguem tem um marido com esta doença, quais os tratamentos que fizeram e quais os resultados.
Gostava ainda de saber se, mesmo não sendo síndrome de Kallmann, algum dos maridos teve que fazer tratamentos hormonais para o desenvolvimento testicular e melhoria do espermograma.
Cumprimentos a todas,
Jennifer